Patos de Minas sediará primeira edição do Festival Literário Internacional
Evento ainda não tem data definida, mas acontecerá no segundo semestre deste ano
Patos de Minas receberá em 2026 a primeira edição do Festival Literário Internacional (FLIPATOS). O evento, que tem como tema “A Oralidade Como Ferramenta da Tradição”, promete valorizar a tradição e a cultura local, além de incentivar o hábito da leitura.
O festival tem o intuito de destacar a importância das histórias, das narrativas populares e das manifestações culturais transmitidas de geração em geração. Para o curador Rogério Vaz, esta é a oportunidade da cidade cravar um evento cultural de grandiosidade.
“Estamos no processo de organização, a estrutura já está bem evoluída. Queremos, por uma semana, fazer com que a população de Patos de Minas esteja em contato com os escritores internacionais, nacionais e da própria cidade”, disse o encarregado.
Cultura gratuita
Durante seis dias, a programação gratuita vai reunir feira de livros, debates com escritores, contação de histórias, oficinas e apresentações artísticas. A iniciativa busca ampliar o acesso à leitura, estimular a formação de novos leitores e criar espaços de diálogo.
“Imagina a nossa cidade, com um potencial incrível e cultural, tendo acesso a grandes nomes, fomentando o turismo e, principalmente, que é um dos nossos carros-chefes, trabalhar com as escolas da periferia e região”, ressaltou a curadora Liliane Borges.
O evento ainda não tem uma data definida, mas acontecerá no segundo semestre deste ano. Mais que uma interação literária, o FLIPATOS surge como um movimento que pretende valorizar a memória, a diversidade e a riqueza das tradições do município mineiro.
Leia também
